Kamala Harris escolhe local emblemático para fazer apelo final a eleitores indecisos
30/10/2024
A candidata do Partido Democrata fez comício no lugar onde Donald Trump incentivou apoiadores a marcharem até o Congresso para impedir a certificação da vitória de Joe Biden. Kamala Harris e Donald Trump fazem comícios a uma semana da eleição americana
Os dois candidatos à Casa Branca fizeram comícios nesta terça-feira (29). A correspondente Raquel Krähenbühl está em Washington, onde a vice-presidente Kamala Harris falou na noite desta terça.
A polícia de Washington estima que cerca de 50 mil pessoas foram ao local. Pessoas de vários estados, como Nova York e Texas. Algumas pessoas esperaram na fila desde 7h para ver a vice-presidente Kamala Harris.
Ela escolheu o local emblemático para fazer um apelo final aos poucos eleitores ainda indecisos. Foi exatamente lá que, no dia 6 de janeiro de 2021, o então presidente Donald Trump incentivou seus apoiadores a marcharem até o Congresso para impedir a certificação da vitória de Joe Biden.
Kamala Harris escolhe local emblemático para fazer apelo final a eleitores indecisos
Jornal Nacional/ Reprodução
Kamala Harris lembrou aquele dia. Disse que enquanto a violência tomava conta do Congresso, Trump ficou sentado no Salão Oval sem fazer nada. A democrata disse que Trump traz divisão e caos e que um segundo mandato dele seria ainda mais perigoso para a democracia. Disse que Trump pretende usar, nas palavras dele, militares contra americanos que não concordam com ele. Kamala disse que os americanos devem virar a página da era Trump.
Kamala Harris também falou de suas propostas e deve terminar com uma mensagem de esperança e de otimismo. Ela quer deixar claro um contraste com Trump e com o discurso do republicano no domingo (27), em Nova York, marcado por declarações racistas – especialmente contra imigrantes, negros e americanos de Porto Rico. Na manhã desta terça-feira (29), Trump defendeu o evento. Disse que havia muito amor naquela arena.
Donald Trump em um comício no estado decisivo da Pensilvânia
Jornal Nacional/ Reprodução
Na noite desta terça-feira (29), Trump fez um comício no estado decisivo da Pensilvânia, em uma cidade com grande população de porto-riquenhos. Disse que ninguém fez mais por Porto Rico do que ele.
No comício de Kamala Harris, duas pessoas de Porto Rico disseram que ficaram ofendidas com as falas de Donald Trump e vão votar em Kamala Harris porque ela vai unir o país.
Também subiu ao palco um casal de republicanos que votou em Donald Trump. Eles disseram que nunca pensaram em votar no partido Democrata, mas que Trump não pensa no povo e que é hora de colocar o país acima do partido; que Kamala Harris será uma presidente para todos.
São os apelos finais aos eleitores, faltando exatamente uma semana para eleição.
LEIA TAMBÉM
Trump x Kamala: como eleição americana pode mudar o mundo
Tradição de 180 anos: saiba por que as eleições nos EUA são sempre em uma terça-feira de novembro
Incêndios em urnas de votação antecipada aumentam preocupação sobre impacto de teorias da conspiração em voto por correio nos EUA