Chuvas intensas, raios e trovões causam transtornos em Sergipe
12/04/2025
(Foto: Reprodução) Alagamentos, queda de árvore e desabamento de estruturas foram registrados na capital e em outras cidades. Estrutura que desabou no conjunto Castelo Branco, em Aracaju.
Reprodução
Chuvas intensas, raios e trovões causaram transtornos aos moradores de Aracaju e de outras cidades, nas primeiras horas da manhã deste sábado (12). Equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Defesa Civil Municipal e Estadual estão monitorando a situação. Confira abaixo as ocorrências.
O acumulado das chuvas nas últimas 12h foi de 92,2 mm na capital, com maior precipitação no bairro Ponto Novo, com 50 mm em apenas uma hora. A maior rajada de vento registrada foi de 15,40 km/h, no bairro Atalaia.
Os raios e trovões acordaram a cidade, por volta das 4h da manhã, assustando moradores dos bairros Luzia, Ponto Novo e da rua Lagarto, no Centro da cidade. Na avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, durante a madrugada, a força da água chegou a formar uma correnteza. Alagamentos também foram registrados nas avenidas Francisco Porto, Pedro Valadares e Jorge Amado, Zona Sul da cidade, com bloqueios no trânsito.
Com o impacto das chuvas, uma árvore caiu na rua Acre com a rua Dom Pedro II. Foi necessário um bloqueio temporário na Dom Pedro II (sentido leste), com desvio para a Travessa Dom Pedro I. Equipes da SMTT, Defesa Civil e Emsurb estão no local.
A estrutura de uma escola particular, no conjunto Castelo Branco, não aguentou a força da água e do vento e desabou. A Defesa Civil de Aracaju esteve no local para avaliar os riscos e a área foi isolada. Ninguém se feriu.
No bairro Ponto Novo, a estrutura de um galpão em construção sofreu um colapso total. A área também foi isolada, sem riscos adicionais.
Desde a madrugada, equipes da Defesa Civil de Aracaju também estão em campo nos bairros Largo da Aparecida, Jabotiana, Luzia, Ponto Novo, Conjunto Médici e Santa Maria.
A previsão ainda é de tempo nublado, com possibilidade de chuvas fracas a moderadas e descargas elétricas em toda Aracaju nas próximas 48 horas.
Interior
No conjunto Eduardo Gomes e bairro Rosa Elze, em São Cristóvão, e no Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro, casas foram inundadas com a chuva. Em Poço Verde, região centro-sul do estado, diversas ruas da cidade ficaram alagadas. Em Frei Paulo também houve registros de chuvas fortes.
Em caso de emergência, a orientação é ligar para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).